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sexta-feira, maio 31, 2002

Às vezes eu fico assustada com a capacidade de algumas pessoas em extrapolarem todo o limite do mau-gosto. Não consigo conceber como que um profissional com um mínimo de bom senso deixa ir ao ar uma propaganda como a da Una. Eu procurei, mas infelizmente (ou felizmente, talvez) eu não consegui achar nada sobre a peça na internet. Vou descrever só pra deixar registrado o meu protesto, mas estou escrevendo de memória, já que não achei nada sobre o comercial...

A propaganda, pelo que entendi, é de uma parceria entre a Una e a Inforium, que oferece cursos de curta duração. O filme começa mostrando uma sala de espera, onde alguns jovens ouvem gritos que vêm de uma sala, em cuja porta está uma plaquinha em que se lê: "doses múltiplas". Dentro da sala, um médico com cara de doido mostra uma fileira de injeções, dando a entender que faltam *só* aquelas para serem aplicadas.

O locutor diz que na vida a gente precisa passar por "algumas coisas". A imagem volta para a sala de espera e mostra uma porta onde está escrito "dose única". De lá, sai uma enfermeira loira e peituda para aplicar apenas uma injeção nos rapazes que esperam. Eles, que ainda ouvem os gritos da sala das "doses múltiplas", sorriem aliviados. Nesse momento, o locutor emenda dizendo "é... mas existem maneiras mais inteligentes de passar por elas". Aí ele começa a falar dos cursos da Una/Inforium, que são mais curtos e por um preço "pequenininho".

Mas o pior ainda não chegou. No final, o locutor diz algo como: "Una/Inforium. O seu sucesso em dose única. Senão..." Depois da deixa, há um corte na imagem para o lado de fora de prédio. Está de noite, e no centro da tela podemos ver a janela da sala das "doses múltiplas", pela qual vemos apenas a sombra de uma rapaz de quatro (sim, de quatro!) recebendo mais uma injeção nas nádegas e gritando de dor. Agora imaginem tudo em seqüência: "...O seu sucesso em dose única. Senão... aaaiii!!!"

Se isso como uma piada interna em um brainstorming já soaria de péssimo gosto, imaginem passando na TV, no meio da Sessão da Tarde? Eu não consigo deixar de imaginar que isso foi sugerido, aprovado, produzido, passou pela agência, pela produtora, pelo cliente!!! Caramba, a Una é uma faculdade muito bem conceituada! Como que aprova uma peça de baixíssimo nível como essa?

Como eu disse, eu não consegui achar nenhuma informação sobre esse filme na internet. Se alguém souber me informar qual é a agência responsável, agradeço.


4:29 PM .
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como pode um peixe vivo
viver fora d'água fria?
como pode um peixe vivo
viver fora d'água fria?
como poderei viver
como poderei viver
sem a sua, sem a sua,
sem a sua companhia?


Esse clássico das cantigas infantis, composto por Juscelino Kubitschek, caiu como uma luva na campanha comemorativa dos 50 anos da Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais, criada pelo mesmo Juscelino. O filme, de um minuto, começa com uma versão instrumental do "peixe-vivo" e mostra várias cenas que representam a presença da energia no cotidiano das pessoas, enquanto o locutor diz o texto:

Tudo começou a cinqüenta anos, quando Juscelino criou a Cemig. Hoje, os mineiros não conseguem mais viver sem a sua companhia! Uma companhia que é uma das maiores empresas do país e atende 17 milhões de pessoas; uma companhia que investe nas grandes mudanças, mas também naquilo que não pode mudar; uma companhia que tem um compromisso com o meio ambiente, que gera empregos e desenvolvimento onde o progresso já chegou, e onde ele está chegando; uma companhia, do tamanho dos nossos sonhos e que já faz parte da nossa vida. Cemig 50 anos. A nossa companhia é a melhor energia do Brasil.

O filme é lindo, e foi genial a idéia de usar a música do próprio Juscelino, fazendo o trocadilho com a sua companhia. A propaganda completo você pode ver clicando aqui.

No hotsite dos 50 anos da Cemig você pode ver também as outras peças publicitárias integrantes da campanha e várias informações sobre o cinqüentenário da empresa.

O link para o hotsite eu encontrei no blog do Luis, webdesigner da Casablanca, a agência responsável pela campanha.


2:45 PM .
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segunda-feira, maio 27, 2002

Links legais:
+ Juro que vi. Propagandas, digamos assim... inusitadas.
+ A publicidade perfeita existe, pode acreditar!


6:06 PM .
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Depois daquela chatice da paquera na praia, a F/Nazca voltou a acertar a mão na nova campanha da Skol para a copa, "Se não tem skol, não tem futebol".

Os filmes mostram uma turma de torcedores naquela bagunça de hora do jogo, enquanto o locutor diz: "nesse mundial, beba skol e torça para o Brasil jogar um futebol bem redondo. Ou então não, não beba skol e torça para a... Rússia!" Aí corta para um canto do bar, onde um sujeito solitário e caricato toma uma vodka ao som de música russa. Na volta para a torcida brasileira, entra o jingle: "pra gente torcer tem ser skol, se não for skol, não tem futebol!"

Eu acho essa propaganda interessante por vários motivos. Primeiro que um filme sozinho já é engraçado. O jeito que o torcedor que não bebe skol é caracterizado é hilário, e fica ainda mais divertido quando a câmera volta para a torcida brasileira e as pessoas estão imitando os trejeitos do outro. Quando o espectador percebe que é uma série, fica ainda melhor, pois dá com aquele gostinho de "qual será o próximo?" e ele começa a comentar com os amigos. Aí descobre que tem o torcedor mexicano, que bebe tequila, e o francês, meio efeminado, que bebe champagne.

Outra coisa que eu acho ótima é que em nenhum momento é mencionada a possibilidade se tomar outra cerveja. É skol ou outra bebida, o que induz a uma idéia de que cerveja é skol e ponto final. E, realmente, que brasileiro que assiste futebol tomando outra bebida?

Mas na minha opinião, o golpe de mestre dessa campanha é quando ela quebra com a seqüência e apresenta algo inesperado. A gente já tá esperando para ver como será o próximo estrangeiro a ser imitado quando o locutor diz "não beba skol e torça para a... Argentina!"; e corta para uma mesa vazia. Depois de uma pequena pausa, o mesmo locutor continua "sinto muito, mas nenhum ator topou fazer o papel do argentino." É claro que quando volta para a torcida brasileira a gozação é bem maior que com os outros!



5:59 PM .
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sexta-feira, maio 17, 2002

Com a estréia do Big Brother Brasil 2, na última terça-feira, estreou também a nova campanha publicitária da Bom Bril. Nessa, Carlinhos Moreno não se traveste de nenhum personagem especial, e é "vestido" como ele próprio que lança um novo bordão: "passa um Bom Bril!"

Aproveitando o mote do reality show, Moreno prevê diversas situações no programa em que o produto pode ser útil: "sujeira, fofoca, intriga? Passa um Bom Bril!" O bordão é repetido várias vezes, sempre acompanhado de gestos que prometem pegar também: passar os dedos da mão fechada no peito indicando sujeira, e girar a mão fechada no ar, como se estivesse limpando um vidro, indicando que se está "passando um Bom Bril".

Segundo Washington Olivetto, da W/Brasil, agência responsável pela campanha, o novo bordão não ficará restrito ao filme do Big Brother, e já está previsto para peças relacionadas à Copa do Mundo e às eleições. Se for avaliar pela história de sucesso da publicidade da Bom Bril, não demora muito pra começarmos a ouvir o novo "passa um Bom Bril" a torto e a direito por aí...

Carlos Moreno, o garoto-propaganda, já entrou até para no Guiness como o ator há mais tempo no ar em uma mesma campanha. Realmente, a campanha da Bom Bril é um fenômeno! Desde que me entendo por gente sempre há um clima de "qual será a próxima que eles vão aprontar?". Também não foram poucas às vezes que ouvi coisas como "aposto que a Bom Bril vai fazer uma propaganda sobre isso!".

Felizmente, a empresa tem consciência desse sucesso! Além da preocupação em manter a qualidade da campanha, a Bom Bril organizou em seu site um breve histórico dessa trajetória, além de ter lançado o livro "Soy contra capas de revista", uma coletânea comemorativa da campanha.

E eu, que me divirto a beça com as mil faces de Carlos Moreno, só desejo vida (ainda mais) longa pra essa campanha!


3:31 PM .
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terça-feira, maio 14, 2002

Meu amigo Luis me mandou mais um link pra listinha aí do lado. É da neovox, uma agência de Florianópolis, já devidamente acrescentado! No mesmo e-mail, ele também destacou dois filmes da agência, que eu já vi e gostei muito. Seguem os links, com os comentários do próprio Luis, que eu achei ótimos:

Supermercados Imperatriz
Campanha dos Supermercados Imperatriz. O final é meio óbvio, mas nem por isso menos emocionante. É o tipo de coisa que me faz ter fé na humanidade. Vamos e convenhamos, ter fé na humanidade com uma propaganda de supermercado? Os caras se puxaram :o)

Unisul
Unisul, uma das universidades particulares aqui da região. Um minuto de vídeo, mostrando quais as conquistas que uma criatura pode ter com um diploma na mão. Piegas ao extremo, claro. Mas toda cerimônia de formatura também é piegas e a gente se emociona mesmo assim.

Os filmes são bons; nada de extraordinário, mas muito bons. E o que dá mais gosto é ver que tanto o cliente quanto a agência pertencem a um mercado mais restrito, fora do eixo Rio-São Paulo. Dá muita esperança na propaganda local!


5:07 PM .
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A distância não vai impedir
meu amor, de te encontrar...


***

Não é preciso nem avião
eu corro mesmo aqui no chão


***

A nova campanha do sedex 10, dos correios, é embalada pelas músicas do Rei. É uma pena que tenham cortado a versão original e agora só passe uma versão compacta, apenas com três músicas. Na completa, tocava mais umas cinco ou seis, todas cantadas pelos funcionários dos correios enquanto eram mostradas as diversas etapas pelas quais a sua encomenda passa até chegar no destino...

***

Eu sei
'Tô correndo ao encontro dela...


***

Por isso eu corro demais,
corro demais...


***

Acho que a propaganda completa não ficou muito tempo no ar. Quem não viu, perdeu. Além de ser muito bem-feita e criativa, uma peça que emenda uma canção do Roberto Carlos na outra realmente impressiona. Passa a idéia de que aquela empresa tem o poder, principalmente quando sabemos o quanto que o RC é chato pra essas coisas.

***

Amanhã de manhã...

***

[ Eu adoraria colocar aqui o link pro filme, ou pra alguma matéria mais completa. Mas fiquei impressionada: não achei absolutamente nada sobre essa campanha na internet. Não sei nem qual foi a agência responsável! Se algum leitor tiver alguma informação sobre essa propaganda e puder me ajudar, agradeço demais! Já tô quase achando que só eu vi... ]


2:48 PM .
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quinta-feira, maio 09, 2002

Overdose de Malu

Atualmente, que eu saiba, a atriz Malu Mader pode ser vista no ar em três propagandas:

Na nova campanha da Volkswagen, "Volkswagen. Vai mais longe por você", Malu divulga o novo programa de ações, vendas e marketing da montadora. A marca dessa campanha são os "braços abertos" que formam a logomarca da empresa. (AlmapBBDO)

Na da Corpus Torta de Limão, da Danone, uma mulher enfrenta o dilema de comer ou não um brigadeiro, enquanto ouve os conselhos de duas miniaturas de si mesma... Seu dilema só acaba quando Malu aparece e pede um iogurte corpus torta de limão, mostrando que é possível ter "prazer sem culpa". (Young & Rubicam)

Na da Riachuelo, Malu divide a cena com Giovanna Antonelli e Camila Pitanga, e apresentam as ofertas da loja para o dia das mães, destacando a importância de se acertar no estilo do presente. Segundo o filme, a Riachuelo agrada a todos os estilos, e se você está em dúvida ainda pode dar um vale-presente. (Talent)

Malu Mader não é novata no mercado publicitário! Recentemente, ela pôde ser vista em peças variadas (câncer de mama, linha veet para depilação, listel, technos, wellaton, e outros...). A princípio, eu não tenho nada contra a "overdose de malu". Ela é uma atriz talentosa e linda, que transmite facilmente confiança e responsabilidade. A minha única crítica é que corre-se o risco de se confundir o espectador. Eu tive a idéia de escrever sobre isso depois de ver dois comerciais com ela seguidos, e pouco depois mais um terceiro diferente. Creio que é possível evitar essas coisas com um planejamento de mídia, mas como não tenho experiência, não sei se é tão fácil assim. Talvez fosse mais produtivo deixar a Malu um pouquinho em stand by, pra só lançar mão quando ela não estiver tão exposta...


3:18 PM .
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A Apple já divulgou o regulamento do Prêmio Apple de Criatividade Digital 2002, que tem como tema os Doutores da Alegria. O concurso, de caráter artístico-cultural, possui quatro categorias: vídeo digital, web design, estudantes e jovens profissionais. As inscrições, individuais ou em dupla, podem ser feitas até o dia 30/09. Ou seja: tem tempo de sobra!

1:31 PM .
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quarta-feira, maio 08, 2002

Estamos em plena temporada de caça aos filhos! Já faz um tempinho, mas eu tinha me proposto a não comentar nada sobre esse assunto... Afinal, propaganda para dia das mães não costuma ser lá uma coisa muito original. Ofertas, apelações, chantagens sentimentais e muito pouca criatividade. Infelizmente, esse post vai ser pra falar mal. Não da mesmice, mas de um out-door que conseguiu se destacar pela infelicidade da peça!



Não consegui encontrar o out-door, mas, adaptando-se o formato, ele é igual ao banner acima, que estava no site do Shopping Cidade. Detalhe da fita do presente, fazendo alusão a um gráfico, que no out-door é bem maior...

Bom, eu acredito que eu não seja a única pessoa no mundo a estar endividada até o pescoço. Por mais que eu ame a minha mãe e queira dar um presentinho bacana pra ela, me jogar na cara o meu maior problema não é, definitivamente, a melhor maneira de me convencer a encarar um shopping! Nota zero!


4:27 PM .
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segunda-feira, maio 06, 2002

A Lowe é a responsável pela campanha nacional de lançamento do novo Renault Clio Jovem Pan. Com o slogan "um sucesso em qualquer pista", a campanha não tem nada de especial, a não ser um pequeno e brilhante detalhe: a adaptação para o Brasil do filme "Gueropa", produzido pela agência argentina Agulla y Bacetti. O filme foi o ganhador do Festival de Cannes de 1999, e mostra cenas de um jovem que trabalha numa lanchonete de beira de estrada e passa o dia cantando apenas uma única palavra da música que ele consegue escutar quando o automóvel passa correndo na estrada (a música é "sex machine", de James Brown, e o verso "get up" vira "gueropa" na boca do rapaz). Você pode ver o filme clicando aqui.

4:05 PM .
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sexta-feira, maio 03, 2002

Muitas vezes uma boa propaganda acaba ficando na gaveta. Por inúmeras razões, aquela "idéia genial" não é aprovada, ou tem que passar por tantas reformulações que acaba virando outra coisa completamente diferente... Essas peças nunca usadas são chamadas de "fantasmas".

Alguns maus profissionais costumam maquiar um fantasma e mandar pros festivais. São as tais propagandas "para ganhar prêmio", e se formos ver bem, essa não é uma prática lá muito ética... Ultimamente, os festivais têm tido regras mais rígidas para tentar evitar a inscrição de peças fantasmas. O que é justo com as peças que foram realmente veiculadas, já que se tratam de festivais de publicidade.

Mas o que acontece com os insights brilhantes que não vingam? Ficam perdidos em fundos de gavetas, e ninguém vê. Ou pior, vê, copia, e a pessoa que criou nunca vai conseguir provar que essa idéia era dela.

E por quê eu tô escrevendo essa lenga-lenga toda? É que eu vi hoje no Let's blogar que está sendo lançada uma revista só para a publicação de peças fantasmas, a Ghost. A idéia é abrir um espaço para que as idéias sejam divulgadas, de maneira honesta, correta, garantindo a autoria dos criadores.

Achei válida e interessante a iniciativa, e já estou doida para ver alguns fantasmas... Quem quiser, também pode mandar suas peças para eles publicarem. Mais informações lá no site.


4:51 PM .
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quinta-feira, maio 02, 2002

Vitamina C e cama

Desde que me entendo por gente, essa é a melhor receita para curar uma gripe! No entanto, não vai ser por falta de remédio que um ser humano vai ter que agüentar todos os sintomas... Eu não sei até que ponto que é certo fazer propaganda na TV de remédios para a gripe, mas o fato é que esses filmes existem, e aos montes! Alguns são de uma criatividade tão profunda quanto uma colher com 5 gotas de aspirina, mas até que um ou outro se destaca...

Enquanto produtos como Resprin (atchim! Resprin.), Benegripe (É gripe? Benegripe!), Apracur (Apracur pra curar! Pra curar, Apracur!) e Coristina D (se a gripe te pegou logo ali na esquina, tome logo, tome logo sua Coristina...) apostam na repetição de sloganzinhos óbvios para se firmar na mente do consumidor, dois medicamentos conseguiram o mérito de pelo menos tentar uma coisa melhorzinha...

O primeiro é o Doril, que mesmo sem abrir mão do seu tradicional tomou doril, a dor sumiu, conseguiu se destacar em meio à concorrência com a presença carismática da atriz Denise Fraga. No filme, ela encarna uma dona de casa, mãe de família, que conta como Doril a ajuda a dar conta das tarefas mesmo quando os sintomas da gripe apontam... O jeito engraçado da atriz chamam mais atenção do que as propriedades do medicamento, mas o que importa é que pega. A gente lembra da propaganda, lembra da marca, sem precisar ficar lembrando também de um jinglezinho repetitivo... Tanto que, em fevereiro, o analgésico foi o mais lembrado na promoção "Marcas do seu coração".

O segundo é o recém-relançado Naldecon. Também apostando na simpatia de rostos famosos, o analgésico é defendido pelo casal Julia Lemmertz e Alexandre Borges, casados na vida real. Criando uma intimidade com o público, eles contam sobre a noite anterior, quando Alexandre estava gripado e Julia deu um Naldecon para ele. O toque de humor fica no desfecho, em que ele pergunta por quê ela dormiu tarde, já que ele sarou e dormiu cedo:

- Posso contar pro Brasil inteiro?
- Pode.
- Ele ronca!
- Hmm... ela mente!


Você pode ver o making of do filme do Naldecon no programa avesso, do canal sony (confira os horários aqui). A campanha é da Giovanni, FCB.


8:29 PM .
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