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sexta-feira, agosto 30, 2002

Eu curti a propaganda do dia de São Nunca que a JWThompson criou para a Ford! Um sujeito admira um automóvel Ford exposto numa loja e suspira, comentando que só vai conseguir ter um carro daqueles no dia de São Nunca! De repente, uma "coisa" cai do céu e se esborracha no chão: é o próprio, São Nunca, anunciando que o dia chegou!

Aproveitando a idéia que já vem sendo trabalhada de que um Ford pode ser moderno e atraente - "deixe um Ford surpreender você" é o atual slogan da montadora - a promoção dia de São Nunca chega para mostrar que a empresa pode surpreender também no preço. Sem contar que foi uma excelente forma de se destacar numa época em que, graças ao famoso IPI reduzido, todas as montadoras estão baixando os preços. E foi perfeita a escolha do ator que encarnou o santo, é impossível resistir ao São Nunca dançando e chacoalhando aquele barrigão!

O único porém, a meu ver, fica por conta do site da Ford. Uma empresa que se propõe a ter um website moderno e completo, deve cuidar da atualização! Eles têm um espaço só para as campanhas publicitárias (coisa que eu acho louvável!), mas essa, que já está no ar há bem uns vinte dias, não é sequer citada! Tsc, tsc...


6:47 PM .
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quinta-feira, agosto 29, 2002

Eu gosto daquele último comercial do Rexona. A menina, toda modernete, vai andando pela rua até cruzar com o cara gatinho. Aí ela sai correndo pra dar a volta no quarteirão e passar por ele de novo. E faz isso umas três vezes, até o rapaz achar que já conhece ela de algum lugar!

Eu gostei exatamente porque, na primeira vez que eu vi, fiquei pensando: "que menina burra! Quando o carinha reparar nela vai estar tão suada e fedida que ele vai é sair correndo!" Arrá! Eis a questão! Ela usa Rexona, por isso pode correr à vontade que ainda ganha o bonitão no final! Muito bom!

Eu sei que a conta da Rexona é da Lowe porque procurei a assinatura num anúncio de revista. Mas não achei nada sobre a campanha na internet. Queria saber qual é a música, alguém sabe? O George acha que ela foi ligeiramente er... "inspirada" numa música do Garbage, mas eu não consegui ouvir a dita...


4:32 PM .
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quarta-feira, agosto 28, 2002

Se você acha difícil encontrar um carro, espere para ver a missão que eles têm que cumprir

A imagem ao lado é um anúncio criado pela Giovanni, FCB para divulgar o lançamento do filme "Em má companhia", da Buena Vista Internacional, que será no dia 30. A peça será veiculada amanhã, dia 29, nos classificados de veículos do jornal Folha de São Paulo.

A idéia inédita de fazer uma intervenção no tradicional caderno de classificados foi uma grande sacada, já que, além de destacar pela originalidade, a peça também vai direto ao seu público alvo: homens, jovens, que gostam de automóveis e aventuras. Realmente, não é novidade pra ninguém que homens, em geral, adoram folhear o caderno de veículos mesmo que não tenham a mínima possibilidade de adquirir um tão cedo. Eu não sei qual é a graça disso, mas, enfim, é fato...

O rastro do carro desgovernado realmente chama atenção, ainda mais numa página que sempre é tão quadradinha. Além disso, já faz alusão ao gênero do filme, também sabidamente popular entre os seres humanos do sexo masculino: ação, aventura, perseguição. Eu gostei da ousadia.

Pra não correr o risco de passar despercebido por pessoas que, como eu, não lêem o caderno de veículos, o lançamento será divulgado também através de spots de rádio e front lights.


6:08 PM .
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sexta-feira, agosto 23, 2002

No último post eu critiquei uma campanha por causa de uma piada velha. Como o mundo dá voltas, hoje eu admito que dei risadas com uma propaganda que se utiliza de um recurso batidésimo. Mas o final surpreendeu, e eu achei isso um mérito.

Trata-se do filme do novo Xsara Picasso 2003. Um homem está entrando no seu Xsara Picasso quando um pesquisador, com o uniforme da Citroën, pergunta o que ele gostaria de mudar no automóvel. O diálogo é mais ou menos assim:

- Mudar? Olha pra esse carro! Não precisa mudar nada!
- Nada, nada?
- Meu amigo, ele tem o motor assim-assado, quatro air-bags, bancos não sei-que-lá, não tem que mudar nada!
- Mas, como?
- (bravo) Olha aqui, se você mexer nesse carro eu te mato!


Até aí o argumento é velho e óbvio. Nem lembro qual era o produto, mas há pouco tempo teve um filme que o pesquisador até lamentava que ia perder o emprego, já que ninguém reclamava de nada no produto anunciado. Só que eu gostei da piadinha no final. Quando o entrevistador pede, por favor, que o sujeito indique pelo menos uma alteraçãozinha no automóvel, ele olha meio estupefato pro carro e chuta o balde:

- Aaahhh, pinta essa maçaneta!

Daí corta pra imagens do interior do carro enquanto o locutor anuncia: "Novo Xsara Picasso 2003. Agora com a novíssima maçaneta da cor da porta!"

Vejam bem, eu não estou dizendo que a propaganda é boa. Estou apenas dizendo que eu achei graça nela. Depois, quando a gente pensa, fica a impressão que a Citroën não teve capacidade pra melhorar o carro e inventou essa conversa mole... Não achei nada sobre esse filme na internet, mas a agência que atende ao Xsara é a DuezT Euro RSCG.


6:12 PM .
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quarta-feira, agosto 21, 2002

A agência CaliaAssumpção é a responsável pela campanha de lançamento da Primus, a nova cerveja da Schincariol. Além de um encarte em forma de cerveja para circulação em jornais, a campanha traz ainda anúncios de página dupla nas revistas Veja e Caras, outdoor e spot de rádio.

O conceito do novo produto é que é o grande problema (tirando o fato de ser da Schincariol, mas isso não cabe a mim...). "Desde de 2002. Uma nova tradição de Cerveja", além de fraquinha, não é uma idéia propriamente original. Ou muito me engano, ou há poucos anos o chester das Sadia se tornou "a mais nova tradição" do natal. A brincadeirinha já era óbvia e rasa da primeira vez, repetida então é de uma tristeza sem tamanho!

Outro aspecto que me incomodou bastante na utilização desse conceito foi a criação do selinho com o "desde 2002". Normalmente, as cervejas (e diversos outros produtos) usam esse selinho para informar desde quando existem. É uma forma de mostrar, discretamente, o orgulho ser uma empresa antiga, sólida, experiente. O uso do selo com o ano atual me pareceu uma molecagem. Tá, eu sei que essa foi uma impressão pessoal que dificilmente eu conseguirei explicar racionalmente, mas a imagem que me veio à cabeça foi a de um adolescente-rebelde-sem-causa fazendo troça do que não tem, mas no fundo está doido pra ter. Não gostei, achei de mau-gosto.

Mas não há de ser isso que vai prejudicar a campanha. Afinal, a mulher peituda está lá exatamente pra ninguém reparar em mais nada...


5:28 PM .
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terça-feira, agosto 13, 2002

é terça-feira,
que alegria!
com realcap
todo dia é dia!
é realcap 20!


Muito boa essa campanha de lançamento do RealCap 20, novo plano de capitalização do Banco Real. O plano prevê o sorteio de um carro, no valor de 20 mil reais, todos os dias, inclusive sábado e domingo, por apenas 20 reais por mês. Por causa dos sorteios diários, a campanha é composta por sete filmes distintos, um pra cada filme da semana. Em todos eles, os mesmos dois atores conversam sobre alguma particularidade do dia, e dão um jeito de encaixar na conversa a musiquinha acima, mudando apenas o nome do dia, claro.

Os filmes são simples, curtos, e sem nada de extraordinário, mas conseguem cativar o espectador pela simpatia dos personagens e pela musiquinha, que tem tudo pra pegar. Além disso, o fato de serem sete filmes distintos gera curiosidade. As pessoas se perguntam por exemplo "qual será o de amanhã", comentam sobre a campanha e ficam querendo ver todos. Esse é um recurso simples, mas que ajuda bastante a fixar a mensagem.

A campanha foi criada pela Logullo, e você pode assistir aos sete filmes aqui.


3:04 PM .
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terça-feira, agosto 06, 2002

A alegria e o alívio que eu senti ao ver a última propaganda da Brahma é comparável à alegria e o alívio que o personagem do filme demonstra sentir ao tomar o primeiro gole de sua cerveja gelada! O motivo? Simples: não havia nenhum animal detestável em cena!

O filme se chama "Abano" e é mais uma criação da F/Nazca. Mais uma vez se utilizando da computação gráfica, porém sem mascotinhos irritantes, o filme mostra uma casa "sedenta" em um dia ensolarado. As portas e janelas não param de se mexer, como se a casa estivesse mesmo se abanando. Lá dentro, os móveis e eletrodomésticos repetem o comportamento. Num desespero de calor, a casa acaba pondo "a língua pra fora", e esta acaba se tornando o tapete vermelho que recepciona o morador, quando este volta trazendo a cerveja. Quando ele dá o primeiro gole, é impossível não notar a sensação refrescância (eita, palavrinha horrível!) em todo o ambiente.

O filme é simples, chega a ser óbvio, mas além da vantagem de ter se livrado da tartaruga, possui outras qualidades, também. A composição foi muito bem feita, a gente se sente envolvido e praticamente morre de calor junto com a casa. É claro que aí vai uma mãozinha desse nosso inverno louco, já que realmente está fazendo um calor infernal! Mesmo assim, eu confesso que fiquei morrendo de vontade de tomar um gole de uma cerveja gelada quando vi o comercial. Não necessariamente Brahma, mas pelo menos eles já se lembraram qual é o produto que vendem.

O filme também marca a volta do slogan de antes da copa, "Refresca até pensamento!". A produção é da Zero Filmes.


6:42 PM .
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sábado, agosto 03, 2002

faz trinn lá em lisboa pra falar com a patroa
faz trinn em nova york pra cantar um pop rock
faz trinn lá no japão pra dizer "tá tudo bom"
faz trinn em honolulu pra dizer i love you

pra outro país, pra qualquer um
o ddi da telemar é 31
pra outro país, pra qualquer um
o ddi da telemar, trinn, é 31


A Propeg acertou mesmo a mão ao manter o forró como ritmo oficial dos jingles da Telemar. A letra é fácil de decorar, "pega", mas não é enjoativa como algumas coisas que vemos por aí... Esse aí em cima, criado para o lançamento do serviço de discagem a longa distância da empresa, deu tão certo que foi aproveitado também para o serviço de DDD. A letra adaptada ficou mais ou menos assim:

faz trinn lá em são paulo pra saber como é que eu falo
faz trinn em teresina pra falar com essa menina
faz trinn em caxambu pra saber como tá tu
faz trinn em tatuí pra saber se tu taí

pra outro lugar, pra qualquer um
o ddi da telemar é 31
pra outro país, pra qualquer um
o ddi da telemar, trinn, é 31


A produtora responsável pelos filmes é a Open Films. Você pode ver a propaganda do DDI clicando aqui.


8:01 PM .
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quinta-feira, agosto 01, 2002

Nos últimos dias, várias pessoas chegaram a esse blog procurando por uma peça da F/Nazca para a joalheria Natan. Essa peça andou circulando pela internet e causou o maior rebuliço! Eu também recebi a propaganda por e-mail. Realmente, é um anúncio de péssimo gosto. Eu confesso que achei até que era brincadeira de algum internauta desocupado, afinal esse tipo de paródia não seria nenhuma novidade. Mas não é. Ao entrar no site da Natan, uma janelinha pop-up esclarece:

"A Natan Jóias, empresa com mais de 50 anos de tradição em alta joalheria, gostaria de esclarecer que está circulando indevidamente na internet imagens não autorizadas de uma campanha publicitária com sua marca. As imagens fizeram parte de um ESTUDO desenvolvido pela agência F/Nazca que não foi aprovado pela Natan e nunca veiculado na mídia. A empresa julgou que o conteúdo dos anúncios não condizia com os valores e linha de comunicação da marca. De acordo com F/Nazca, as informações vazaram sem autorização da agência."

A Natan fez muito bem em vetar o anúncio. Mas me assusta que a F/Nazca tenha tido coragem de propor uma coisa dessas! Mostrar uma mulher abrindo as pernas pra um anel não é, definitivamente, uma forma de comunicação adequada pra uma empresa que se diz séria!


3:21 PM .
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No mínimo surreal a campanha da C&A para o dia dos pais! Criada pela AgênciaClick, a campanha lança o "Movimento Nacional dos Pais Desprezados", que tem como trilha sonora o hit brega "Eu não sou cachorro, não", e parte da pergunta: "por quê o dia das mães é dia de presentão e o dia dos pais é dia de lembrancinha?"

A primeira vez que eu vi, não gostei. Primeiro porque não quero comprar numa loja que acha que eu desprezo e humilho o meu pai, segundo porque eu achei o cúmulo ver o Sebastian oferecendo três cuecas por R$9,90 e dizendo que isso sim era um presentão com preço de lembrancinha! Ora, cueca e meia são os maiores ícones das lembrancinhas de dia dos pais! Pior que isso, só um desenho feito pelo filho!

Mas depois eu comecei a ver a campanha com mais bom humor e enxergar a grande brincadeira por trás de tudo. Eles fizeram até um site, o www.paisdesprezados.com.br, com o manifesto, depoimentos, bugigangas como wallpaper e máscara para imprimir, e, claro, ofertas! Você ainda pode mandar o seu próprio depoimento pra eles! O fato é que a campanha não me convenceu a comprar o presente do meu pai na C&A, mas pelo menos me garantiu uma boa diversão.

Uma curiosidade: as pessoas que aparecem fantasiadas de cachorro no site do movimento são os próprios funcionários da agência! Deve ter sido uma festa...


11:00 AM .
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