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quarta-feira, julho 31, 2002

vá a mais lugares,
abrace mais amigos,
dance mais,
diga menos "nãos",
coma mais sobremesa,
ria mais de si mesma,
plante uma árvore,
tire mais fotos,
visite o fundo do mar
e o topo de uma montanha,
beije mais,
conte mais piadas,
se apaixone mais vezes,
mesmo que seja sempre pela mesma pessoa!


Ei, calma, calma, você não entrou no blog errado, não! Esse texto aí em cima, que mais parece aqueles forwards de e-mails que entopem nossa caixa postal, nada mais é que a nova campanha do açúcar União! Criada pela Talent, a campanha traz a nova assinatura da marca: "viver é o máximo!". O filme traz uma musiquinha feliz, com um monte de cenas felizes e uma voz de criança (feliz) lê o texto acima. Tudo muito perfeitinho!

Eu fiquei com antipatia da peça porque tive a impressão que o redator simplesmente copiou um e-mail de corrente! Não achei nada criativo, já vi várias dessas frases por aí! Mas, como donas-de-casa (pelo menos as tradicionais) não costumam se dar muito bem com internet, acho que vai acabar pegando... Não consigo pôr o link direto, mas no site da Talent dá pra ver o filme.


6:42 PM .
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sábado, julho 20, 2002

Depois da tartaruga da Brahma, aproveito para falar mal também de outro mascote que anda enchendo a minha paciência: o ET do Terra. Assim como o primeiro, este também nasceu de uma boa idéia, e acabou virando apenas protagonista de uma série de piadinhas (sem a mínima graça, por sinal) nas quais o produto em si não faz a mínima falta... A campanha do Terra é da Ogilvy.

Lembro que quando começaram a usar o termo "extraterrestre", o bichinho em si ainda não existia. Não lembro exatamente como eram os filmes, mas a idéia central era que as pessoas se assustavam quando alguém dizia que ainda comprava presentes em lojas "reais" (não-virtuais), lia revistas e jornais de papel, e estudava em bibliotecas. Esses seres "anormais" assustavam a todos, pois todos sabiam que hoje em dia se faz isso tudo pela Internet (através do provedor Terra, lógico!). A idéia de chamar essas atrasadas pessoas de "extraterrestres" foi uma grande sacada, uma referência ao significado literal de "Terra". Afinal, quem está fora do/da Terra só pode ser um ET! A campanha era ótima, por ser inusitada e divertida.

Até que alguém teve a infeliz idéia de seguir a onda do momento e criar um ETzinho com computação gráfica! Como numa novelinha, o bicho vai se inserindo aos poucos no cotidiano de uma família terráquea, e ali conhece e se apaixona pelas facilidades do Terra. Até aí ainda vai. O problema é que agora o conceito do ET como "ser fora da Terra" já se perdeu faz tempo! Ele já não é mais um "extraterrestre" (apesar de continuar verde e medonho), as historinhas já não fazem muito sentido e o bicho virou uma estrela, que já jogou bola com o Denílson e ultimamente virou um astro do blues! Haja saco!

O problema desse tipo de propaganda é que o grande público gosta. Vende, dá retorno. Mas isso não significa que seja bom, afinal, o programa do Ratinho também vende e... bem, isso não vem ao caso. Eu nem implicaria tanto com os mascotes se os publicitários conseguissem manter a linha inicial e não afastar o foco do produto. Mas parece que se deslumbram com o sucesso do personagem e este toma para si o papel principal das peças. E o resultado é uma overdose de ETzinhos horrorosos e tartarugas espertalhonas...


5:19 PM .
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segunda-feira, julho 15, 2002

A resposta do novo Ford Fiesta à provocação do concorrente veio de bate-pronto! Em anúncio na revista Veja (e provavelmente em outras grandes revistas também), nos mesmos moldes do anúncio do Gol Turbo, ele rebate:

Mercedes Kompressor. Jaguar XJR. Aston Martin DB7. O concorrente esqueceu que esses carros também usam compressor. Deve ser a idade, coitado.

Na outra página, já ao lado da foto do novo Ford Fiesta, o texto: sempre que surge algo novo e revolucionário é assim: os mais velhos ficam incomodados. Daí o texto em letrinhas menores explica que a tal revolução foi tornar acessível a tecnologia antes usada pelos carrões lá do início, e pergunta por quê, já que o turbo é tão moderno, o concorrente não o pôs em seu novo lançamento (o novo Pólo).

Estou gostando da briga! Apesar de achar a resposta do Fiesta meio fraquinha, eu me divirto com essa troca de "gentilezas". Me lembra aquelas cenas de filme em que dois inimigos se enfrentam diante de uma platéia que, a cada nova investida, solta um "oohhhh" e fica na expectativa da resposta!

Mas voltemos à propaganda: eu gosto de ver o enfrentamento dos concorrentes, mas não achei que a resposta teve o impacto que deveria. A geladeira amarela do Gol Turbo chama muito mais atenção que somente o texto da nova peça. A argumentação também é meio rasa, não contesta muito o anúncio anterior e se limita a ficar chamando o concorrente de velho. Ora, eu prefiro ter um carro velho com tecnologia de avião a um novo com uma revolucionária tecnologia de geladeira. A não ser que venha um filme poderoso por aí, eu continuo achando que a Volkswagen tá levando a melhor nessa...


10:46 AM .
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domingo, julho 14, 2002

"Se o motor de carro com compressor é revolucionário, geladeira é moderna e ninguém sabia"

Com esse slogan, estreou semana passada a campanha para o novo gol turbo, pela AlmapBBDO. Para quem entende um mínimo de carro (o que, confesso, não é o meu caso), o slogan faz uma referência clara ao concorrente, o Novo Fiesta, que anuncia como revolucionário seu motor com sistema "supercharger" (JWThompson).

No filme do Gol Turbo o locutor explica a tecnologia do seu motor e e compara à dos aviões. Quando ele explica a tecnologia do concorrente, vemos um homem "dirigindo" uma geladeira desgovernada. É evidente que esta é uma campanha que, mesmo direcionada a quem entende do assunto e reconhece logo as características de um motor, impressiona também aos leigos. Afinal, mesmo quem não faz idéia do que seja "supercharger" e "motor com compressor", vai pensar duas vezes antes de comprar um carro que é ridicularizado em rede nacional!

Eu gostei da estratégia! A campanha é engraçada e agressiva, sem precisar citar o nome do concorrente.

Mas eu escrevi este post por sugestão de um leitor do blog. Mesmo não compartilhando a mesma opinião dele, lanço aqui a discussão que ele propôs, para quem se interessar. Será que esse tipo de comparação pode causar constrangimento aos fabricantes de geladeira ou de compressores? Eu creio que não. Afinal, como já foi dito em outra propaganda, "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa". Motor com compressor pode ser uma tecnologia moderna e avançada para uma geladeira, mas o filme trata de automóveis, produto nem de longe comparável ao eletrodoméstico. O tom jocoso com que o motor é tratado só tem sentido se se referir a um carro. Pelo menos eu acho. E repito, não entendo lhufas de motores!


8:03 PM .
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quinta-feira, julho 11, 2002

Eu já falei aqui que eu odeio a tartaruga da Brahma?

Pois é. Odeio. O que é uma pena, porque eu gostava muito dela.

Pra quem não se lembra, tudo começou no ano passado, com a tartaruguinha andando em uma estrada deserta, num sol de rachar coco, sedenta. Ela vê ao longe uma latinha de Brahma e a disputa com o motorista do caminhão que deixou a lata cair. A tartaruga dá um baile no rapaz, fazendo dribles e embaixadas com a lata, e bebe a cerveja. Essa propaganda foi um sucesso, e merecido. Abusando de efeitos especiais para dar vida à mascote, o filme mostra que a Brahma é uma cerveja tão boa que até um animal lerdo como aquele faz de tudo se uma latinha estiver em jogo.

A F/Nazca percebeu então que tinha descoberto uma mina de ouro, e tratou de não perder a boa idéia. No segundo filme, o motorista volta para a revanche, agora tendo treinado bem pra enfrentar o "adversário". Só que enquanto o moço se exibia com a lata nos pés, a esperta tartaruga arrancava levando o caminhão carregadinho. Novamente, a tartaruga passou o motorista pra trás e se deu bem com a cerveja. O final surpreendente foi o detalhe perfeito pra fazer com que o segundo filme fosse tão bom quanto o primeiro!

Mas podia ter parado por aí, né? A impressão que eu tenho é que o sucesso do personagem foi tanto, que provocou um apego exagerado a ele. A Brahma, que tinha outros filmes bons, acabou se concentrando na tartaruga. Elegeram a bichinha "torcedor-símbolo do Brasil" na Copa! E a coitada virou peça chave de uma enxurrada de piadinhas sem nexo, e o que é pior, sem nada a ver com o produto! O foco ficou tão voltado para ela, que se tirarmos o anunciante ninguém vai sentir falta! Tá, alguns filmes podem até ser engraçadinhos, mas a idéia é vender cerveja ou tartaruga?

Logo no comecinho da copa eu já comecei a me estranhar com esses filmes. Com a inevitável overdose, fui ficando com uma antipatia absurda do bicho! Tive nojo quando vi aquele poster lá em cima no meio de uma revista, mudo de canal quando começa aquele estúpido hino "tartaruga, né?", e rezo para que alguém mate essa enjoada e faça sopa de tartaruga (que o povo do Projeto Tamar não me ouça...)!

Para quem tiver interesse, os filmes estão disponíveis tanto no site da F/Nazca quanto no da Brahma. Mas se for ver todos, aconselho que tome um engov antes... :o)


4:22 PM .
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Há alguns dias atrás, mais precisamente neste post aqui, eu falei que achei muitas semelhanças entre o filme do novo Golf e o clássico comercial do Renault Clio Jovem Pan. Mal sabia eu que estava atirando no que vi e acertando no que não vi! Na verdade, o filme do Golf é um chupada descaradésima, sim, mas de outro filme de outro Renault! Clicando nesse link você pode ver o filme "Tailwinds", para o Renault Laguna, produzido em 2000 pela agência francesa Publicis Conseil. O plágio, dessa vez, é indiscutível!

PS: agradeço mais uma vez ao Quinho, que deu a dica nos comentários e ainda ajudou mandando o link. Valeu! :o)


3:13 PM .
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segunda-feira, julho 08, 2002

Rapidinhas:

+ Já está no ar o segundo filme da série "mundo de pano", para a Comfort. Nesse, um homem de pano chega numa oficina com a porta do seu carro de pano amassada. Na mesma hora, o mecânico tira a porta, lava usando comfort e passa a ferro, usando o Comfort Passe Fácil. Assim como o primeiro, o filme é lindo, todo delicadinho!

+ Lembram uma propaganda argentina da Coca-Cola, que foi premiada em Cannes e que eu dei o link aqui? Vi ela ontem, em português, na MTV. Ela continua boa, mas foi toda picotada e eu não gostei da entonação do locutor... Continuo recomendando a versão em inglês. Assistam e comparem.

+ A notícia já é velha, mas vale o registro... Aquela propaganda fantasma da DPZ pro KY Gel perdeu os Leões de Ouro que tinha ganhado.


11:49 AM .
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domingo, julho 07, 2002

(post surrupiado do blog da Dueto)

Tim Burton, Quentin Tarantino, John Woo, Wayne Isham, Robert Rodriguez, John Landis...
Se você tivesse uma produtora de filmes, você ia querer ter esses caras dirigindo nela?
Pois essa produtora tem, e muitos outros fodões:
Dêem uma olhada: www.abandapart.com

PS: Lembram de um filme da Nike mostra a seleção brasileira batendo bola no aeroporto, a som de "Mas que nada"? Tá lá, e foi dirigido pelo John Woo! Show de bola, em todos os sentidos!


7:45 PM .
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sábado, julho 06, 2002

A nova campanha da Giovanni, FCB para a Sociedade Síndrome de Down tem como objetivo promover a maior inclusão social dos portadores da síndrome de down e sua inserção no mercado de trabalho, mostrando que eles são pessoas tão competentes quanto as outras. Aliás, os anúncios não tratam de Síndrome de Down, eles são tratados como Portadores de Necessidades Especiais.

A idéia da campanha é inverter o tradicional conceito de que a sociedade deve se preocupar com os portadores de necessidades especiais. Nas peças, sempre em primeira pessoa, eles é que estão preocupados com você. De maneira simples, direta, e muitas vezes emocionante, os anúncios mostram depoimentos reais de portadores da síndrome que trabalham, são ótimos funcionários, mas sofrem preconceitos, mesmo que velados, por parte das outras pessoas.

Em um deles, um salva-vidas do Leblon diz: "Tem gente que chega na praia e fica o tempo todo prestando atenção em mim. Se eles prestassem atenção no mar, me davam menos trabalho." Em outro, Pablo, funcionário de uma gráfica na Barra da Tijuca, conta: "No meu trabalho tem gente que cruza comigo e finge que não tá me vendo. Aí, eu finjo que não vejo. Pra não criar mal estar, sabe ?" Uma funcionária do McDonalds de Sorocaba desabafa: "Tem cliente que tem medo de falar comigo. Tem gente que acha que eu não vou fazer o sanduíche direito. Eu fico chateada, mas me esforço pra eles não perceberem."

Talvez ainda eu seja romântica demais, mas o fato é que eu sou presa fácil para campanhas desse tipo. Fiquei realmente emocionada com os depoimentos, e com ódio mortal de quem destrata um ser humano só porque ele é diferente. É lógico que eu sei não é apenas por altruismo que as agências se propõem a ser voluntárias nesse tipo de causa, mas se dá um retorno a quem precisa, isso é que interessa! Além disso, é sempre bom ver propaganda de qualidade!


4:06 PM .
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quarta-feira, julho 03, 2002

"Brasileiros" é o novo filme da Nike, que estreou na televisão neste domingo. Produzido pela agência Age, este é o primeiro filme da empresa na América criado e produzido por outra empresa que não a Wieden+Kennedy, agência que tem a conta da Nike há 20 anos. Nada mais justo que uma agência brasileira seja a responsável por um filme que celebra o futebol-arte do nosso país! O filme mostra garotos de 12 a 16 anos, de várias regiões do país, dando depoimentos sobre a sua origem e sua relação com o esporte. A diversidade é sugerida como o chave do sucesso do nosso futebol.

"Quem disse que eu sou o melhor do mundo? Minha ginga carioca. Minha criatividade pernambucana. Minha raça gaúcha. Minha ousadia bahiana. Minha habilidade mineira. Minha garra paulista. Quem disse que eu sou o melhor do mundo? Minha certidão de nascimento!"

No site da Age tem o link para ver o filme. Eu não consegui ver, só ouvir, mas eu arriscaria dizer que a peça brazuca da Nike não fica nada a dever aos tradicionais espetáculos da empresa...


5:26 PM .
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A conquista do pentacampeonato deixou o mercado publicitário "rindo à toa", como diria o lendário Sílvio Luis! Segundo uma nota no site Advertica, cerca de 100 milhões de reais serão investidos na publicidade brasileira apenas por conta do penta. Claro que a grande maioria não ultrapassa o óbvio. Uns têm o bom senso de nem tentar fazer gracinhas, e se limitam a cumprimentar a seleção. Mas uns poucos conseguem se destacar.

O filme do Guaraná Antárctica, patrocinador da seleção, foi um dos que me chamou a atenção. Intercalando falas de torcedores que afirmam ter ajudado Felipão nessa empreitada, com expressões do técnico dando a impressão que que ele estava meio de saco cheio daquela falação toda, o filme brinca com as críticas que ele recebeu desde que assumiu o cargo. Ficou leve e engraçado, sem apelações. Hoje estréia outro filme do guaraná, que mostra quatro estrelas conversando e dando lugar para a quinta. Os filmes do Guaraná Antárctica são da Carillo Pastore Euro RSCG.

Outra peça que soube ser criativa foi o anúncio ao lado, criado pela agência Fabra Quinteiro para o corretivo líqüido Toque Mágico, da Helios Carbex. A peça mostra um texto datilografado, que originalmente espinafrava o Felipão, com várias palavras cobertas pelo corretivo. O texto resultante das palavras que sobraram é só elogios e cumprimentos ao técnico pentacampeão. Foi uma maneira criativa de dar a mão à palmatória, e reconhecer o tanto que Scolari foi injustiçado. Sem contar que deve ter sido a única peça desse balaio sem verde-amarelo! Na assinatura: "O que seria do Brasil sem um Toque Mágico?" Gostei!

Outra boa foi a peça impressa da TV Philips Dwide, aquela TV que é mais larga. A foto mostra que a quinta estrela não cabe na tela de uma TV comum, e sugere que "sua TV vai precisar de mais espaço". A peça é simples e direta, sem muita invenção. O toque de humor fica na assinatura: "homenagem do nosso Philipão ao pentacampeonato brasileiro". Simpático, descontraído e sem firulas. A conta da Philips é da DM9DDB.

A necessidade criar um anúncio que chame a atenção numa época em que todos os produtos devem aparecer, e falando a mesma coisa, realmente torna difícil escapar de uma profusão de bobagens... Uma rápida folheada pela edição especial da revista Veja basta para que tenhamos idéia do festival de besteiras que assola o país... Só como exemplo, imaginem o anúncio do Honda Civic que diz "faça como o técnico do Brasil: acerte na escolha do volante"; ou o da Brastemp, que além de colorir suas duas primeiras letras (BR) de verde e amarelo ainda me saiu com "a copa, a cozinha e a área de serviço são nossas!". Mas a pior de todas foi a do chiclete Trident! Uma pessoa vestida de Trident (!) pula de braços abertos diante de outra vestida de dente (!!!), acompanhada da frase: "foi só melhorar a defesa". Tétrico!

O lado bom é que essa fase verde-amarela não deve durar muito. As campanhas anteriores, que tinham mais tempo para serem desenvolvidas e veiculadas, estavam, de modo geral, em um nível um pouco melhor. Por enquanto, só nos resta nos divertir com as penta-pérolas que ainda vão surgir, e esperar que em breve tudo volte ao normal...


4:54 PM .
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